Opa! Tudo bem?
Essa é a primeira edição da ISSO É RIO, nossa newsletter criada pra trocar uma ideia beem leve sobre o que tá rolando na cidade, do jeito que a gente gosta: direto ao ponto, sem enrolação.
É muito bom ter você por aqui! 😎
Vamos que vamos! 🚀
👻 CEMITÉRIO DE IDEIAS 🪦
Ao longo da história, Estado e Município já fizeram diversas tentativas de projetos para conectar o Galeão ao Centro da cidade. Em 2008, o Estado chegou a propor uma nova linha de trem com 11 km conectando o centro da Ilha até a estação de Bonsucesso, passando pelo Aeroporto e a Ilha do Fundão (UFRJ). Já em 2021, ressuscitaram a proposta com um “metrô leve” de 17 km ligando Estácio ao Galeão em 15 minutos, com estações em pontos estratégicos como a Rodoviária e o Fundão.
A promessa era ousada, até check-in antecipado na estação Estácio teria.
Mas, mais uma vez, a ideia esbarrou em burocracia, falta de verbas e mudanças políticas.
A Prefeitura do Rio também fez sua tentativa, mas dessa vez com um projeto diferente: um transporte aquaviário conectando o Galeão ao Santos Dumont.
Depois de várias tentativas de licitação para implantação e operação, o projeto não foi pra frente.
🐟 DICA DA SEMANA: QUE TAL PASSAR NA CADEG ESSE FIM DE SEMANA? 💐
Clássico do Rio, perfeito pra garantir os peixes da Semana Santa, flores pro almoço de Páscoa e ainda comer aquele bolinho de bacalhau.
Um lugar com a cara do Rio e cheio de boas histórias.
Aqui falaremos de Rio de forma leve e descontraída.
Quer ficar por dentro do trabalho do mandato? Então vem pra cá 👇
🏴☠️ PIRATAS FRANCESES NO CENTRO DO RIO? 🦜
Quem hoje passa pela Uruguaiana, não faz ideia disso, mas o trajeto atual da rua, que já serviu de limite para a cidade do Rio de Janeiro, e à época se chamava Rua da Vala, era cortado por uma muralha, construída após os saques do Rio de Janeiro por piratas em 1710 e 1711.
Considerada por muitos como uma das primeiras grandes obras da cidade do Rio, foi encomendada pelo então governador e capitão-geral, Luis Vaia Monteiro e projetada pelo engenheiro francês Jean Massé, que também projetou outras fortificações ao redor da cidade. Os relatos da obra finalizada não são muito diferentes dos que ouvimos atualmente. Prometeram uma muralha e entregaram uma estrutura que, segundo relatos da época, "... era construída de pedra e liga de massa forte e preta, de aparência pouco sólida".
Ou seja, não serviria para defender o Rio, além de deixar o morro de Santo Antônio, no largo da carioca, de fora, o que prejudicaria a defesa da cidade.
Do plano de defesa de 1714, restou apenas a Fortaleza da Conceição, que nunca funcionou como fortaleza, mas virou casa de bispo. O exemplo é de 1713, mas quem não conhece uma obra que não sai de acordo com o projeto, um elefante branco e uma estrutura que, quando pronta, serve para tudo, menos para o que foi projetada?
🤨É MOLE? 🤔
Olha só a resposta da Prefeitura quando perguntamos sobre o processo de licenciamento da barraquinha da Dona Ângela, que está esperando uma resposta desde 2022!
“No período de 01/01/2023 e 31/12/2024 foram cadastrados 2841 pedidos de autorização com 1735 autorizações concedidas, de acordo com dados do (complicado) Sistema de Cadastro de Comércio Ambulante da Prefeitura (SCCA).”
Se a própria Prefeitura diz que o sistema é COMPLICADO, como a Dona Ângela e tantos outros comerciantes podem trabalhar dentro da lei? É urgente simplificar e modernizar os processos para garantir oportunidade para quem vive do comércio ambulante.
🕵️♂️PELAS RUAS!🚶♂️
No início do ano, visitamos 33 pontos de recarga do Jaé e denunciamos as diversas falhas do novo sistema de bilhetagem do Rio
Encontramos falhas graves: endereços que não existem, máquinas quebradas e total falta de orientação aos usuários. Fizemos as denúncias e cobramos providências. O trabalho ganhou destaque no RJTV e reforça nosso compromisso com um transporte público mais eficiente e respeitoso com a população.
E aí, curtiu a ISSO É RIO #1?
Compartilhe com seus amigos e bora curtir o feriado na cidade maravilhosa! 😎
Ótima ideia, execução e conteúdo Pedro!
Abraço forte e sucesso nesta iniciativa para engajar os cidadãos!