ISSO É RIO #3
E aí, pronto para o show da Lady Gaga ou quer seguir nossa dica pra fugir da multidão? 😎
Fala! Beleza?
Essa é a terceira edição da ISSO É RIO! O bebê tá crescendo, né? 👶🏻
Bom, é feriadão, Lady Gaga na praia, cidade cheia e nossa newsletter também! Confere aí! 🔍
🌳Uma área verde conectando o Maracanã com a Quinta da Boa Vista?
Entre o grito das arquibancadas do Maracanã e a tranquilidade histórica da Quinta da Boa Vista, existiu um projeto ousado: construir “praçarelas”, área verde com características de praça, de até 8 metros de largura, conectando os dois pontos com passagens elevadas sobre trilhos e avenidas.
A proposta — pensada lá em 2012, para a Copa e as Olimpíadas — prometia ciclovias, áreas de lazer, integração urbana e escoamento de torcedores nos dias de jogo. Infelizmente parou em slides de PowerPoint. Esse projeto não era luxo, era visão.
Seria uma costura simbólica e prática entre lazer, esporte, cultura e história — tudo o que o Rio tem de melhor, mas raramente junta de forma eficiente.
O Rio precisa parar de enterrar boas ideias e começar a colocá-las de pé. Planejamento urbano sério não é maquiagem para gringo ver — é política pública de verdade.
🌍 Cidades que inspiram: o que o Rio pode aprender com Barcelona, Copenhague e Paris?
Enquanto o Rio segue atolado em problemas urbanos, outras cidades mostram que é possível fazer diferente — com evidência, coragem política e prioridade para quem vive nelas.
🔹 Barcelona – Menos carros, mais vida.
O programa de Superquadras reduziu em 60% o tráfego local, 42% da poluição sonora e aumentou em 30% as áreas verdes em apenas 3 anos.
🔹 Copenhague – Bairros Inteligentes.
A cidade apostou na mobilidade ativa e na integração entre modais. Resultado? 50% das viagens são feitas por bicicleta, o tempo de deslocamento caiu 35% e houve uma economia de 40% em energia.
🔹 Paris – Cidade de 15 Minutos.
Com 1.400 km de ciclovias e 70% da cidade a 15 minutos de serviços essenciais, Paris reduziu em 30% o uso do carro, aproximando moradia, trabalho e lazer. Esses exemplos mostram que outra cidade é possível — e o Rio pode mais.
O futuro do Rio depende da nossa capacidade de aprender, adaptar e agir.
📌 Fontes: Agência de Ecologia Urbana de Barcelona – Barcelona Superblock Program, 2023 Copenhagen Bicycle Account & Danish Transport Authority – Urban Mobility Report, 2024 Prefeitura de Paris – Plan Vélo e La Ville du Quart d’Heure, 2023-2024
🌶️ Dica da semana – com tempero especial
Ainda na vibe indiana e pra quem tá com saudade de um bom Tikka Masala, anota aí: o Hoje Tem Curry é uma excelente pedida!
🍛 Comandado por quem entende do assunto, o restaurante fica na charmosa
📍Escadaria Selarón e serve pratos autênticos, cheios de sabor e personalidade.
Ideal pra quem quer explorar o Centro do Rio com um toque internacional.
🏘 Que falta faz um CEP?
Milhares de pessoas que moram em comunidades do Rio não recebem correspondência na suas casas, simplesmente porque seus endereços não existem no mapa.
Para resolver isso, o NaPorta desenvolveu o CEP Digital. Através do mapeamento das casas uma a uma, o projeto permite que áreas antes invisíveis sejam localizadas.
Com um endereço digital, os moradores passam a ter acesso a entregas, serviços de emergência, atendimento de saúde e muito mais.
Na semana passada, visitamos o Vidigal com a equipe da LogiTech para conhecer de perto a iniciativa. Genial! Para conhecer o trabalho do NaPorta, clique aqui!
🚨 Notícia boa pra Região Metropolitana e interior do RJ!
A BR-040, principal ligação entre Rio e Minas, finalmente foi a leilão essa semana e o consórcio vencedor é formado por duas empresas espanholas e uma brasileira.
Estão previstos R$ 5 bilhões em investimentos!
Mais infraestrutura, mais segurança e desenvolvimento pro estado.
Esse é o tipo de iniciativa que a gente quer ver mais. Isso é Rio. Isso é futuro. 💪
Esse espaço é pra termos um momento leve e solto. Quer ficar por dentro do mandato?